Blog Dor de Ouvido

Dor de Ouvido


Seu pet anda coçando as orelhas com insistência, se mostra incomodado, o cheiro e a cor dos ouvidos estão alterados? Existe muito cerúmen ou pus dentro das orelhas?  Isso pode ser dor de ouvido (otite). Cerca de 20% dos animais de estimação tem otite, isso é, uma inflamação do conduto auditivo.

As principais causas das inflamações de ouvido são: bactérias, ácaros, excesso de cerúmen, aumento de umidade, uso de produtos inadequados na região, objetos estranhos ou câncer. Além disso, algumas raças são predispostas por terem orelhas que cobrem o conduto auditivo, como: cockers, setters, poodles, lhasas apsos, maltês, entre outras.

Apesar de não ser o único motivo para a causa de dores de ouvidos, deixar entrar água no canal auditivo pode ocasionar otite. Para prevenir essa inflamação, o uso de chumaços de algodão durante banhos são úteis, mas nunca esqueça de removê-los após secar o animal. É importante salientar que a inflamação não aparece logo após o banho, é necessário um tempo para ela acontecer. Muitos tutores alegam que após o serviço de banho e tosa o animal ficou com os ouvidos inflamados, porém isso não é tão repentino, leva dias para haver proliferação de bactérias que geram o quadro.

Outra dica é limpar as orelhas do animal uma vez por semana com produtos adequados para a região, nunca com água, água oxigenada ou soluções impróprias. Remova o excesso de pelos da região, isso facilita a limpeza e dificulta a retenção de umidade dentro das orelhas.

Ao perceber algum dos sintomas de otite é importante levar seu pet o mais rápido possível ao veterinário, somente ele pode, através de exames específicos, determinar a causa da inflamação, prescrever o remédio mais adequado para cada tipo de inflamação e o tempo pelo qual o tratamento será necessário. Muitas vezes, o tutor considera o fato de o animal já ter tido dores de ouvido uma possibilidade para a repetição do tratamento, isso é um erro, pois realizando o uso de antibióticos inadequadamente essa medicação pode ser ineficaz quando for prescrita novamente, podendo inclusive deixar a doença crônica e deixar o animal surdo.

Related Post